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5 Dicas-Marketing e Sazonalidade

Não é preciso esconder de ninguém, no mercado fitness chegou a época de baixa! Os alunos somem, as visitas caem, as vendas passam a não acontecer, a renovação fica mais complicada e por ai vai… Nesse ano ainda temos a crise econômica e política que veio para piorar ainda mais este cenário, que já estava caótico.

Por isso é necessário que cada ação que você vá tomar em sua academia seja mais bem pensada, mais estratégica e para que, de fato, funcione. Pensando nisso resolvi separar 5 dicas especiais de marketing para academias visando ajudar você a passar por esse momento com um pouco mais de tranquilidade.

Obje1. Tenha um objetivo bem estruturado.

Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Pense e estruture seu objetivo de tal forma que ele possa ser alcançado e mensurado. Pode ser desafiador, mas não impossível, e deve ser transmitido para toda sua equipe como forma de meta para que eles também saibam em que direção a empresa está seguindo.

Um jeito fácil de criar e medir um objetivo é sempre fazer uma comparação com relação ao mesmo mês do ano anterior. Por exemplo, se você quer aumentar suas vendas em 10% em agosto com relação a agosto do ano anterior deve saber que precisa melhorar a conversão de vendas (visitantes X Matrículas) ou aumentar as visitas (Quanto mais visitas mais venda) e então traçar a estratégia (se vai no caminho para melhorar a conversão, treinando sua equipe, ou se vai apostar em mais visitas).

Neste ponto lembre-se que as visitas caíram este ano, num processo natural de mercado mesmo. É um fenômeno macroambiental, ou seja, vem de fora para dentro, de algo que você não tem controle como é o caso da crise econômica, então leve isso em consideração ao estabelecer seu objetivo.


EstratégiaComunicação2. Crie uma estratégia de comunicação

Não pense que você pode vender para todo mundo, porque não pode. Nem a Coca-Cola vende para todo mundo. Nem a Apple vende para todo mundo. Existem pessoas que nunca vão gostar do seu serviço, existem pessoas que não se adaptam e pessoas que nem podem praticar atividade física portanto, o primeiro passo para uma estratégia bem feita é Definir seu alvo!

Sua academia esta mais para Jovens ou Idosos, Família ou amigos, O que seus alunos fazem, gostam, buscam… tudo isso vai te ajudar a definir para quem, e como, você vai se comunicar. Desta forma você aplica seu investimento em comunicação de maneira mais direcionada e certeira e obviamente melhora seus resultados.

 

 

 

Ferramenta de Comunicação para academias3. Defina suas Ferramentas de comunicação.

Você precisa pensar em qual ferramenta vai utilizar, frequentemente percebo os donos de academia tentando usar todas as ferramentas possíveis, mas acabam não utilizando nenhuma bem.

Algumas dicas interessantes para utilização são:

Aproveite seus ex alunos e inativos – É sempre uma ótima premissa trabalhar com inativos, seja com e-mail marketing, Telemarketig, whatsApp e até mala direta (por incrível que parece uma boa mala direta funciona MUITO bem). Conte as novidades para ele, crie um diferencial, ofereça alguma coisa

Facebook – Uma boa campanha de facebook sempre traz novas visitas, promova e impulsione as publicações, ofereça algo como: “Semana da Taxa zero” onde naquela semana você não cobra taxa nenhuma. Para o cliente aproveitar o benefício basta que leve um print da publicação, assim você monitora e consegue medir quantas pessoas foram até a academia por meio desta ação.

Indicação – Transforme seus alunos em vendedores, dê alguma vantagem para que eles indiquem pessoas seus amigos

Eventos – Crie eventos, aulões, algo em que as pessoas possam trazer seus amigos.  Uma vez dentro da academia fica muito mais fácil vender para esta pessoa.

OrçamentoDeComunicaçãoNoMarketingParaAcademias4. Determine seu orçamento.

A comunicação está aqui para te ajudar, não te atrapalhar. Muitas academias, eu diria que quase todas, não tem um orçamento tranquilo para investir em comunicação. Você precisa se planejar, inclusive, para isso.

Saiba quando vai gastar com impressão, com veiculação, com anúncios, e até com tempo de seus colaboradores, isso vai te ajudar a definir quais das ações fazer ou não fazer, dispor mais ou menos recursos e assim por diante. Esses dados são fundamentais para as futuras ações.

 

 

 

 

MensuraçãoDeResultados5. Mensuração dos resultados.

Você precisa medir com cuidado o retorno da suas ações, se você não medir nunca vai saber o que funciona e o que não funciona, o que fará com que você, certamente, cometa erros parecidos no futuro.

Saiba quantas visitas e vendas você teve no mesmo mês do ano passado, e mensure esse ano com as ações que você fará. Além disso busque anotar sempre como seu aluno ficou sabendo da academia e conte TODAS as visitas, assim você saberá para quantas pessoas vende x quantas visitas e então vai conseguir diagnosticar onde sua academia sofre mais, o que torna mais fácil de resolver, afinal é melhor tomar apenas um único remédio do que a drogaria toda, desde que você saiba de que mal sofre.

Espero que esse texto tenha te ajudado a pensar um pouco fora da caixa e abrir os horizontes para novas perspectivas no que diz respeito a comunicação e, lembre-se: uma das habilidades de qualquer empresa de sucesso no mundo é saber se posicionar e se comunicar, na sua não é diferente.

 

*Artigo também publicado na Revista Empresário Fitness


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