• (11) 29353410 • (11) 29353413

IHRSA Global Report 2014: Novos dados do Mercado Fitness

Luis Perdomo, Presidente da Acade Gestão de Academias, faz uma análise geral sobre o mercado fitness com os novos números do relatório da IHRSA Global Report 2014, que avalia movimentação do segmento no mundo.

Segundo o relatório, nos Estados Unidos e Brasil continuam a ocupar as duas primeiras posições, só que com uma pequena diferença. Os EUA surgem em 1º com aproximadamente 32.000 e em 2º o Brasil com cerca de 30.700.

Mas, e se olharmos os número de clientes que estão sendo atendidos?

Nos Estados Unidos pouco mais de 1500 pessoas são atendidas por academia, enquanto no Brasil essa média cai para 254 pessoas atendidas por unidade. Além da capacidade de atendimento das academias, outro fator destacado no relatório da IHRSA Global Report é o faturamento médio das academias.

As 32.700 academias Americanas geraram de receita anual cerca de US$ 22 bilhões enquanto as 30.700 academias brasileiras alcançaram por volta de 10% desse valor, gerando aproximadamente US$ 2 bilhões.

Uma das primeiras analise desses números é que ele mostra algo que é tema recorrente em nossas postagens. Muitas academias no Brasil ainda segmentam sua comunicação a atender apenas 5% da população que frequenta academia.

Enquanto que os outros 95% dos brasileiros que não praticam atividade física, levam uma vida sedentária ou nunca frequentaram um espaço fitness deixam de ser impactados.

ihrsa_global_report_2014_1

EUA fatura 22 bilhões com uma média de 1.5 mil pessoas por academia, Enquanto o Brasil fatura somente 2 bilhões e tem uma média de 254 pessoas por academia

Estratégias e ferramentas de marketing para academias para tirar quem está no sofá de casa.

Em nossa postagem sobre Facebook para Academias, falamos sobre a importância das academias investirem em comunicações especificas nesta rede social para conquistar esse público.

Por exemplo, tirar fotos de uma aula em que há alunos que passaram da fase de sedentários mas que não possuem o estereotipo fitness. Essa imagem irá mostrar que dentro de sua academia existe espaço para todos.

Outros números, que não aparecem no relatório IHRSA Global Report, falam sobre o percentual de pessoas que praticam atividade física que é de 34%, mas apenas 4% deste total realizam essas atividades dentro de uma academia.

Isso nos mostra que daqueles que praticam atividade física existem 10 que decidiram fazer em parques, nas ruas, em casa, etc. e 1 que escolheu fazer dentro de alguma academia.

ihrsa_global_report_2014_2

Nos EUA, 15% da população pratica atividade física, enquanto no Brasil, apenas 4%

Mas por que será que isso acontece? Talvez não seja preço, pois de forma geral, a renda dos brasileiros aumentou nos últimos 7 anos, principalmente os da classe C.  Mesmo que recentemente constatamos uma piora no quadro econômico brasileiro.


Relacionados

Marketing Para Academias – Ebook

Luis Perdomo – Como Abrir uma Academia

ACADE Gestão de Academias – Vendas.