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Como Se Defender das Quedas de Visitas na Sua Academia

Quando você lê em alguma manchete de jornal “Setor de serviços fecha em baixa” ou “queda de x% no setor de serviços” você pode, automaticamente, trocar a palavra “serviços” pela palavra “academia”. O motivo é que academia está completamente inserida no setor de serviços e isso traz uma queda nas visitas; você é um prestador de serviços e é importante entender o mecanismo da economia para saber para onde ir e que caminho seguir.

Recentemente saíram os balanços do ano 2016 deste setor e, como não era surpresa para ninguém, a atividade fechou o ano em queda de 5%, segundo ano consecutivo de retração e o pior resultado da série histórica da PMS, iniciada em 2012.

Em 2015 o tombo havia sido de 3,6%. É bem verdade que em dezembro (se comparado com novembro) a atividade teve alta de 0,6%, mas se comparado com o mesmo mês do ano anterior (dezembro / 2015), a queda foi ainda mais alarmante, 5,7%. É o pior resultado para o mês, nesse tipo de comparação, desde 2012 e você deve ter sentido, de fato, na pele e no bolso todos esses resultados.

A queda foi negativa perante todo o Brasil, mas se seu negócio esta nas regiões abaixo, certamente você sentiu mais. As maiores variações foram registradas em:

Mato Grosso (-33,1%), Rondônia (-19,6%) e Tocantins (-18,5%).
Seguidas por Distrito Federal (-13,6%), Ceará (-10,9%), Rio de Janeiro (-7,3%), Espírito Santo (-5,8%), Minas Gerais (-5,2%), Bahia (-2,4%), Paraná (-2%) e Santa Catarina (-1,5%).

Ao analisar os números pode parecer que 5% é um valor baixo de decréscimo, mas não é. Se você analisar que um setor que cresce bem, cresce no máximo 2% ao ano, você precisaria de 3 anos para chegar no 0 a 0, o que era somente em 2015. Se fizer esta conta no período até 2012, você precisará de 10 anos para uma recuperação total.

Ciclo de compra e Ciclo de Vendas Nas Academias 004

Ainda registramos que, em 2016, diversas academias analisadas apresentaram uma queda nas visitas espontâneas de pelo menos 30% e uma queda no volume total de vendas de 25%. Isto porque, na cabeça do brasileiro, academia é um serviço supérfluo e o 1º a ser cortado das finanças como falamos no post sobre as desculpas que os clientes dão para não fazerem a matrícula, por isso preste atenção no plano de ação que você deve fazer para que não seja atingido por trapalhadas econômicas ou queda no setor.

Nas academias associadas ao Acade, conseguimos conter esse recuo, as quedas de visitas e, principalmente, a queda nas vendas, seguido esses passos:

1- Revise sua oferta
OfertaNão é porque você sempre cobrou de determinada maneira que precisa continuar a fazer o mesmo. Será que a forma que seu público quer comprar é a forma que você esta vendendo?
Lembre-se que em períodos de recessão o seu cliente quer usar menos o cartão de crédito, por exemplo. Você precisa encontrar uma maneira diferente para o seu cliente, senão ouvirá “não trabalho com cartão de crédito” quando na verdade, ele não quer é comprometer o limite deste cartão.

“Somos associados ao ACADE a mais ou menos um ano, desde de o comecinho de 2016. Iniciamos a parceria com 453 alunos, já em 2016 alcançamos a meta de 743 e queremos chegar 2017 a contagem de 1000.” Antonio Carlos, proprietário da Academia VIDA – São Paulo – SP.

 

 

 

2 – Invista em Planos de Longo Prazo
Não é novidade nenhuma o nosso apreço por planos mais longos, afinal ele o ajudará em toda a gestão da sua academia. Veja uma conta simples:
No Brasil, um aluno fica em média dentro de uma academia por 4 meses. Digamos que você venda um plano mensal a R$ 99,00 e renove 4 vezes = 4 meses.
R$ 99,00 x 4 meses = Faturamento anual (deste cliente) de R$ 396,00.

Em um cenário de plano Anual a R$ 69,00 por mês, seu cliente pagará – R$ 69,00 x 12 meses = R$ 828,00. É MAiS que o dobro.

Devemos considerar, ainda, que seus custos já são anuais. Tudo que você compra ou contrata, na sua academia, paga por ano, por isso a importância de um plano assim.

3 – Revise sua estratégia de marketing

Marketing Para Academias
Seus clientes mudaram; eles consomem, contratam, pesquisam, tudo via internet. Você precisa tira-lo de casa, ou do trabalho, com uma oferta de valor que seja interessante para ele. Precisa leva-lo para a academia sabendo que ele terá uma vantagem. Por mais bela que seja sua fachada, por mais comunicação que faça no off-line, não surtirá muito efeito se você não estiver presente na internet.
Para mais informações sobre mídias sociais em academias, baixe nosso e-book grátis

4- Campanhas Sazonais.
O dia das mães, dos pais, o natal e o dia namorados existem por um motivo bem simples: Aquecer o mercado em datas que, historicamente, são mais fracas. Em tempos atrás, os profissionais de marketing criaram estas datas para que pudessem aumentar o volume de vendas e queimar estoques. Se você ainda não aproveita estas oportunidades, esta perdendo chances reais de melhorar seu negócio.
Para mais informações baixe nosso e-book grátis de campanhas sazonais.

5 – Planeje a época de baixa

Sazonalidade_Capa
Não deixe para pensar no inverno somente no inverno. Você já sabe que as visitas caem nesse momento, portanto seu “pé de meia” precisa começar agora. Você precisa ter tudo estruturado para que a queda não seja ainda maior neste período. Saiba que muitas academias acabam por sofrer demais nessas épocas consolidando um resultado negativo perante todos os meses seguintes, simplesmente porque não se planejaram.

A queda nos setores existe sim, e é bem séria. Mas você não precisa olhar para ela somente com os olhos do desespero. Lembre-se que existe uma solução real para este problema se você começar a agir agora e de maneira diferente.

Até a próxima reflexão.


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