Vender é uma atividade de marketing artesanal, realizada por pessoas instruídas, treinadas e principalmente, apaixonadas pelo que fazem.   

As vendedoras e recepcionistas da sua academia são especiais no processo de vendas. Elas são o primeiro contato entre a sua academia e as pessoas que procuram conhecer seus serviços.

E como todo primeiro encontro, essa é a grande oportunidade de conhecer e entender as necessidades de quem que poderá ser seu futuro cliente, e encantá-lo.

Mas será que existe uma receita para se realizar uma boa venda?

Primeiro você irá precisar de uma equipe de vendas eficaz, bem treinada e preparada para encantar cada vez mais clientes. Se desejar saber mais sobre como preparar sua equipe de vendedoras confira nosso protocolo para gerar uma verdadeira explosão de matrículas na sua Academia

1- Marketing Para Academias, A alma do Negócio:

Depois é hora de comunicar o que a sua academia quer vender, expor as delicias de bem-estar que ela oferece. Não tem jeito, você sabe que uma das tarefas que precisará executar para saber como melhorar as vendas da academia é fazer uma boa publicidade do melhor que você tem. Isso sempre ajuda na hora de comunicar para as pessoas que passam em frente ao seu negócio. Aproveite e utilize também as redes sociais para este fim.

Para que as pessoas saibam quais são os benefícios, vantagens que sua academia vende é necessário comunicar de alguma forma. Seja através de banners, anúncios, redes sociais… Utilize absolutamente todos os canais que você tem a sua disposição.

2- Recepção:

A partir do momento que o cliente entra na sua academia, é necessário que ele seja recepcionado por alguém que saiba informá-lo sobre todos os produtos e serviços que o seu negócio oferece.

O objetivo é que a vendedora conheça muito bem todas as vantagens e benefícios e proporcione ao cliente melhor opção de bem-estar que atenda suas necessidades e desejos.   

3 – Empatia:

Grande parte de nossas decisões de compra são determinadas a partir do grau de confiança que depositamos na pessoa  que está oferecendo aquele serviço.

A pergunta que deve ser feita é: será que a pessoa que coloquei para realizar vendas na minha academia, está preparada para encantar meus clientes?  

Os serviços e produtos da sua academia devem ser criados e desenvolvidos pensando nas necessidades e anseios dos seus clientes e eles tem que ser eficientes, ou seja, devem ser capazes de superar as expectativas do cliente.

4 – Investigando o cliente:

Uma vez estabelecida a confiança e segurança sobre os benefícios e eficiência dos produtos e serviços que você oferece, agora é necessário entender um pouco mais a respeito do seu cliente.

Uma boa pergunta  é descobrir por quais motivos a pessoa procurou sua academia. Esse tipo de pergunta tem o objetivo de entender as necessidades do seu cliente, e também descobrir qual a imagem que ele tem do seu negócio.

Será que as pessoas enxergam sua academia como um lugar que faz musculação e ginástica, feito apenas para pessoas qualificadas e preparadas para praticar exercícios? Ou será que sua academia é mais que um lugar de prática de atividade física, mas sim um centro de bem-estar?

5- Oferecendo as soluções para os clientes da sua academia:

Com uma boa gestão de academias, agora que você já sabe quais os motivos que fizeram o cliente procurar sua academia e entendeu suas necessidades, chegou a hora de checar outro item importante nesse processo: as expectativas do cliente.

Que tipo de benefícios e resultados o cliente espera obter com seus serviços? Em quanto tempo? De que maneira? Quais as preferencias do cliente?

Entender que o cliente quer o benefício é um dos passos mais importantes que você precisa aplicar e saber sobre como melhorar as vendas da academia

6 – Encantar e conquistar mais e sempre:

O cliente comprou os serviços da sua academia, missão cumprida. Nada disso. O processo de venda não para quando o aluno assina e paga a matricula, é necessário agora trabalhar para que ele fique em sua academia o maior tempo possível, se sinta bem. Isso é o que chamamos de fidelização.

Uma vez o cliente conquistado é preciso mantê-lo encantado cada vez mais com os serviços que oferecemos. Esse esforço envolve toda sua equipe de colaboradores. Vendedoras, professores, etc.

Agora que você ja sabe como melhorar as vendas da academia mãos a obra!